Contexto
Esta conferência pretende ser um fórum de debate sobre o Património abordando para isso a sua relevância, diversidade e significado social tendo em conta uma população europeia cada vez mais diversificada e móvel.
Com este contexto em mente, urge fomentar a compreensão da preservação do património, tangível e intangível, como domínio-chave da colaboração multidisciplinar, que parte das Humanidades para gerar soluções científicas e tecnológicas sustentáveis.
Além disso, é fundamental valorizar o papel do património através de uma estratégia a diferentes níveis que englobe temas fundamentais da gestão territorial, como a organização do povoamento, a saúde e o bem-estar, bem como as dinâmicas interculturais e económicas, como os direitos humanos, o turismo ou as artes.
Esta Conferência visa a compilação de diferentes pontos de vista que serão depois incluídos num documento que resuma a importância da influência e do impacto das Humanidades na sociedade, ao mesmo tempo que aborde as dinâmicas multidisciplinares como estratégia de educação e ID&I para uma resolução de problemas com sentido.
Este documento será apresentado na Conferência Europeia das Humanidades, que se realiza de 5 a 7 de maio 2021 em Portugal, um evento coorganizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), pelo Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH) e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito do programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.